← Início » Nativas » Árvores e Palmeiras
O Pau-rosa (Aniba rosiodora Ducke) é uma árvore da família Lauraceae, também conhecido como pau-rosa-mulatinho, pau-rosa-itaúba e pau-rosa-imbaúba.
De grande porte, pode atingir até 30 metros de altura, com tronco de 2 metros de diâmetro. A copa normalmente é pequena. A casca desta árvore é pardo-amarelada ou pardo-avermelhada, que se desprende em placas. As folhas são simples, com as margens recurvadas ou planas. Já suas flores são amarelo-ferruginosas, hermafroditas e pequenas.
Esta árvore ameaçada de extinção, parte de seu risco de desaparecer do mapa se deve ao fato desta espécie ser muito cobiçada pela qualidade de seu óleo essencial de aroma agradável, utilizado como fixador de perfumes. Tanto que o perfume mundialmente conhecido Chanel N° 5 utiliza o linalol, princípio ativo do pau-rosa, em sua composição.
Além disso, seus frutos são alimentos para aves, notadamente psitacídeos e aves da família Ramphastidae (tucanos).
O pau-rosa encontra-se nas listas oficiais de espécies em extinção da Colômbia e Suriname. A forma predatória de sua exploração esgotou o estoque disponível nas Guianas e também no Estado do Pará, no Brasil.
Geralmente a forma mais natural de colher seus frutos é após a queda natural deles. Esta é a prática mais usual. Porém a irregularidade na floração-frutificação e a destruição de frutos são fatores limitantes à obtenção de sementes. Além disso, recomenda-se o seu manuseio cuidadoso, devido ao fino e delicado tegumento da semente.
Não disponível no momento.
Não disponível no momento.
Periquitos, tuins, papagaios, maritacas, araras, tucanos, sanhaçus entre outros…
Natural do Brasil. Ocorre em Matas de terras altas da Amazônia ocidental (sobretudo Pará, Amapá e o Amazonas) e fora do Brasil nos chamados países amazônicos (Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Peru, Colômbia e Equador).